quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Entrevista // Oscar Bueno

O DJ Oscar Bueno é uma das figuras chaves da consolidação da música eletrônica em São Paulo desde o início dos anos 90. Ele ajudou a consolidar o cultura club como profissional na cidade junto com nomes como Mau Mau, Renato Lopes e Pil Marques. Sua história se mistura com todas as fases da cena na capital paulista e no Brasil. Esta semana ele é atração principal do projeto 5uinto, na 904 Sul. A DotMag conversou com ele sobre festas, after, clubs e, claro, música. Confira.

DotMag - Você tem uma história com a música eletrônica no Brasil desde o inicio dos anos 90. Hoje vivemos a consolidação dos clubs, principalmente em São Paulo e no sul do Brasil. Você acredita que esta cultura club veio para ficar?

Oscar Bueno - Acho que nunca tivemos tantos clubs e festas com música eletrônica no Brasil e elas nunca foram tão concorridas como agora. Mas acho também que com essa banalização do eletrônico, por assim dizer, caiu um pouco o nível da coisa. Os clubs e festas estão mais pops que nunca, a maioria das pessoas na pista nem sabe o que está dançando, fora que derrepente todo mundo virou DJ ou produtor musical. As vezes me parece que tudo virou uma modinha que pode passar a qualquer momento. Tenho saudades das festas e clubs "underground", não movimentavam tanto dinheiro, mas eram mais autênticos, havia mais arte na coisa.

DotMag - Sob seu comando, o after Paradise atravessou anos sendo uma das melhores opções para aqueles que querem prolongar uma noite ou iniciar um dia com boa música aos domingos. você continua com a mesma animação para a festa?

Oscar Bueno - Não vou mentir, a minha animação não é a mesma de 10 anos atras. Mas as festas também não são as mesmas. Quando tem algo legal rolando eu sou o mais animado a participar. Nem lembro que devo dormir. O 5uinto, por exemplo, me deixa bem ancioso para tocar. Adoro o caracter underground que tem a festa.


DotMag - Hoje temos os estilos eletrônicos mais misturados do que nunca, sendo difícil até para o DJs estabelecerem as diferenças. Mas os sons mais derivados da house music dominam as pistas. Você acredita que este é um momento deste tipo de som como foi o do electro ou do minimal techno?

Oscar Bueno
- O mercado as vezes é muito previsível, segue uma ordem cronológica. Vivemos uma década inteira relendo os anos oitenta, agora é a vez dos noventa. House e acid house vão predominar, mas existe é claro o outro lado, e daí vem o techno... Já vi esse filme!

DotMag - Quais artistas e selos internacionais você aposta neste momento?

Oscar Bueno - Tenho últimamente escutado selos e artistas americanos de Chicago e Detroit.

DotMag - E suas produções? Tem trabalhado no seu projeto? Há previsão de algum lançamento?

Oscar Bueno - O Moom DJs, que é o meu projeto com o DJ Jeremy, chegou a lançar algumas faixas mas não decolou. Nesse meio tempo descobri que não curto muito ficar fechado em um estúdio horas ou dias, e com certeza tem-se que gostar muito disso para a coisa acontecer de verdade. A minha história tem mais a ver com a performance, a apresentação. Sou mais DJ que produtor. Minha formação é artística, voltei atrbalhar com imagens. Ano que vem começo a fazer um curso de canto, quero fazer participações vocais nas produções dos amigos e por ai vai...

Nenhum comentário: